sexta-feira, 29 de junho de 2007

Mendicidade



Mendicidade: do Lat. mendicitate; estado de quem é obrigado a mendigar; acto de mendigar; os mendigos.

Em uma de minhas leituras noturnas do meu querido e melhor amigo, o dicionário, me deparei com tal palavra. Logo me soou familiar o contexto da mesma. Vou além da lógica e do significado da mesma. Há quem mendigue por um prato de comida, pelo pão de cada dia. Outros,  atenção, amizade e compreensão. Pasme-se: também há quem mendigue o amor de uma pessoa.

Que atire a primeira pedra quem nunca teve uma crise existencial. Garanto que 99% das pessoas já passaram por isso, afinal a vida é feita de altos e baixos. E é nesses dias onde pedimos, imploramos e mendigamos o afeto e a atenção de um alguém. Seja o amor e a compreensão de um namorado, a atenção de um amigo, o carinho materno ou o ombro amigo paterno. 

Seria tolice insistir na altivez de espírito e espalhar aos sete ventos que somos independentes emocionalmente de tudo e de todos. Ser dependente do amor de alguém onde a reciprocidade está presente, é uma coisa. Agora, ser dependente do amor de alguém onde o parceiro(a) é indiferente aos seus sentimentos,  já são outros quinhentos. Só quem passa por isso é que sabe.

Os sentimentos que carregamos nos aprisionam de uma maneira que nos impede de sustentar aquela que passamos anos construindo: a autonomia. Conduzindo-nos assim, para um beco onde a única saída é deixar de pensar em si próprio. Não por falta de amor, mas por amor demais.