quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Adolescência


Lá estava eu, estudando de última hora, para a tão temida prova de Psicologia. Em meio a um tópico e outro abordamos a questão da adolescência. Afinal o que é adolescência? Antigamente pensava que era o período de transição entre a criança e o adulto. Isso mesmo: aquela fase dos 12 aos 18 aninhos aproximadamente. Mas engana-se quem segue a mesma linha de pensamento. A adolescência tem carater cultural e social. Por isso, não podemos estabelecer com firmeza com quantos anos começa ou termina. Mas confesso que isso me incomoda. Bastante por sinal.

Não suporto ver um homem no auge dos seus sessenta anos se engraçando para uma menininha de quinze como se fosse capaz de disputar de igual para igual com um rapazinho de dezoito. Abaixo os "bodes-velho" que pensam que nós - carne fresca do pedaço - iríamos querer nos envolver emocionalmente com os mesmos. Faça-me o favor, né?

Outra coisa que me deixa constrangida é ver aquelas cinquentona vestindo roupas ultracoloridas e curtíssimas crente que estão abafando. Queridas, vamos ter o senso do ridículo e nos vestir de acordo com a nossa idade? Ok, ok! Não precisa se vestir feito uma velha, toda coberta, mas vamos nos recatar e nos dar o respeito. Afinal, seu tempo de glamour já passou.

Pronto, falei!

Nenhum comentário: